
Em 2025, o que antes era comemorado durante uma semana se tornou um mês inteiro de celebração, valorização e reflexão sobre os profissionais de enfermagem em Pernambuco. O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) promove, a partir desta terça-feira (6) até o próximo 29 de maio, o Mês da Enfermagem, uma programação extensa e descentralizada que passará por 12 cidades do estado, reunindo aproximadamente 4 mil pessoas, entre estudantes, profissionais e representantes da categoria.
Com o tema “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, a programação científica tem início já nesta terça-feira, às 8h, na Universidade Tiradentes (Unit), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. As inscrições podem ser realizadas através da plataforma Even3.
O evento vai além das palestras e seminários, incluindo rodas de conversa, oficinas, vivências em grupo, atividades lúdicas, culturais e esportivas, promovendo o cuidado integral também para quem cuida. A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão do Coren-PE de descentralizar as ações e garantir acesso igualitário à educação continuada para profissionais e estudantes de enfermagem em todo o estado.
Interiorização e premiação
Um dos momentos mais aguardados da programação será a cerimônia de abertura oficial, marcada para o dia 12 de maio em Caruaru. Esta será a primeira vez que a solenidade, junto à entrega do Prêmio Ivanete Alves do Nascimento, acontece no interior do estado, simbolizando a interiorização das ações e o reconhecimento dos profissionais que atuam fora da capital.
O Prêmio Ivanete Alves do Nascimento homenageia, por meio de votação popular, profissionais de enfermagem que se destacam em suas áreas de atuação. A premiação contempla cinco categorias: Assistência de Enfermagem (com homenagens para um técnico e um enfermeiro), Gestão em Enfermagem, Ensino e Pesquisa e uma honraria especial concedida pelo plenário do Coren-PE a um profissional que se destaque pela trajetória e contribuição à profissão.
Um mês para valorizar quem cuida
Segundo o coordenador da programação, Dr. Gidelson Gabriel Gomes, esta edição representa um marco para a categoria. “Essa será uma edição gigante, do tamanho da Enfermagem Pernambucana. Um mês todo de muitas entregas e celebrações importantes. Premiações, atividades científicas, mini maratonas e entregas de duas subseções, vão compor o cronograma de atividades. Uma proposta ousada, descentralizada e inclusiva com vistas a chegar cada vez mais perto dos profissionais e estudantes. Uma verdadeira revolução no mês da mais nobre das profissões”, adianta.
O Mês da Enfermagem 2025 reafirma a importância do reconhecimento contínuo dos profissionais de saúde e promove a valorização daqueles que estão na linha de frente do cuidado à população pernambucana.
