
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), declarou publicamente nesta quarta-feira (9) seu apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), em uma possível candidatura ao Governo de Pernambuco em 2026. Segundo o parlamentar, se a campanha começasse hoje, ele já estaria no palanque do socialista.
A declaração foi feita durante entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7. Durante a conversa, Álvaro Porto destacou o carisma de João Campos e sua capacidade de diálogo com a população. Para ele, apesar das dificuldades naturais de uma campanha estadual, o prefeito terá uma “vitória fácil”.
“Se a campanha começar hoje, estarei no palanque de João Campos. Não tenho a menor dúvida que será o governador de Pernambuco. João ainda nem andou o interior. Quando andar, vai ser uma campanha difícil, mas uma vitória fácil”, afirmou.
Aliado político de João Campos, Álvaro Porto também elevou o tom das críticas à atual governadora Raquel Lyra (PSDB). Ele disse que a Assembleia vem sendo alvo de tentativas do Executivo de transferir à Casa a responsabilidade por eventuais entraves no governo.
“A partir do momento que você começa a querer atingir alguns deputados, você está atingindo a casa. Está querendo jogar para a sociedade que a Alepe não está trabalhando, está atrapalhando o governo. Isso é uma grande mentira”, afirmou.
Porto garantiu que o Legislativo continuará atuando para destravar e aprovar projetos importantes para o estado, mas avisou que não aceitará mais ataques sem resposta.
“Até hoje a Assembleia vem ajudando o governo. A partir de agora nada vai ficar sem resposta, porque isso é uma cobrança que a gente vem tendo dos colegas e também da sociedade. A gente não pode estar, como diz a história, levando cacetada e não dar resposta.”
Com a possível polarização entre João Campos e Raquel Lyra se desenhando para as eleições de 2026, o posicionamento de Álvaro Porto é mais um indício da crescente tensão política no estado.
Fonte: Folha de Pernambuco