Governo de Pernambuco amplia rede de proteção às mulheres e anuncia Centros de Referência em Afogados da Ingazeira e Tabira, no Sertão do Pajeú

O Sertão do Pajeú ganha destaque no novo resultado divulgado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco. As cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira estão entre os municípios aprovados no Edital de Chamamento Público nº 02/2025, que selecionou administrações municipais interessadas em firmar convênio para a implantação e operacionalização de Centros de Referência da Mulher (CRM).

Os CRMs são espaços voltados ao acolhimento, orientação e atendimento humanizado de mulheres em situação de violência, além de promoverem ações que fortalecem a autonomia e cidadania feminina.

A iniciativa contempla cidades de todas as regiões do Estado. Além de Afogados da Ingazeira e Tabira, representam o interior pernambucano municípios como Araripina e Trindade (Sertão do Araripe)Salgueiro e Serrita (Sertão Central)Belém de São Francisco (Itaparica)Custódia e Arcoverde (Moxotó), além de cidades do Agreste — como Caruaru, São Bento do Una, Bezerros, Taquaritinga do Norte e Limoeiro — e da Região Metropolitana, entre elas Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

De acordo com o resultado publicado, todos os municípios listados tiveram seus planos de trabalho e documentações aprovados, o que garante o avanço das tratativas para a instalação dos novos equipamentos.

Com a implantação dos Centros de Referência, o Governo de Pernambuco reforça a política estadual de enfrentamento à violência de gênero, descentralizando o atendimento e aproximando o suporte institucional das mulheres pernambucanas — especialmente nas regiões do interior, como o Sertão do Pajeú, que passa a contar com duas importantes unidades em Afogados da Ingazeira e Tabira.

Deixe um comentário