
Um adolescente de 13 anos morreu após ser atacado por um tubarão na tarde desta quinta-feira (29), na Praia Del Chifre, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A informação foi confirmada pelo g1.
A vítima foi identificada como Deivson Rocha Dantas. Segundo a equipe médica, o jovem foi levado ao Hospital do Tricentenário, no bairro de Bairro Novo, também em Olinda, mas já chegou à unidade de saúde sem vida.
De acordo com o médico Levy Dalton, clínico geral que atendeu o adolescente, a morte ocorreu, provavelmente, em decorrência da grande perda de sangue provocada por uma lesão extensa em uma região com artérias no membro inferior.
“Ele apresentava uma lesão bastante extensa em um local com artérias no membro inferior. Como a lesão foi muito grave, houve uma perda significativa de sangue, o que levou ao óbito. O paciente já chegou à unidade sem sinais vitais”, explicou o médico.
Testemunhas relataram que o adolescente foi mordido na região das nádegas enquanto brincava no mar com amigos. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que um homem retirou o jovem da água e tentou reanimá-lo ainda no local. Em seguida, moradores o conduziram em um carro particular até o hospital, já em parada cardiorrespiratória.
Apesar das tentativas de reanimação realizadas pela equipe médica, o óbito foi confirmado.
“Toda a equipe estava mobilizada no momento da chegada. Foram adotadas todas as medidas previstas no suporte avançado de vida, mas, infelizmente, não foi possível reanimá-lo. Manifestamos nossas condolências à família e aos amigos”, declarou o médico.
Imagens enviadas à TV Globo mostram a movimentação na praia após o incidente, incluindo o momento em que o adolescente é retirado do local e colocado em um veículo particular. Próximo à área do ataque, há placas de alerta indicando risco de incidentes com tubarões.
A Praia Del Chifre fica próxima ao limite entre os municípios de Olinda e Recife e já havia registrado um ataque contra um surfista em 2023. Com este caso, chega a 82 o número de incidentes envolvendo tubarões registrados no litoral de Pernambuco nos últimos 34 anos, segundo dados oficiais.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado às 14h21 para atender a uma ocorrência classificada como “incidente envolvendo animal marinho”, mas, ao chegar ao local, a vítima já havia sido socorrida por populares.
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) confirmou o ataque por meio de nota e informou que existem 13 placas de sinalização em Olinda alertando para áreas sujeitas a incidentes com tubarões, sendo quatro delas localizadas na Praia Del Chifre.
Segundo o comitê, a região é monitorada desde a década de 1990 e está incluída no Decreto Estadual nº 21.402/1999, que estabelece a interdição de atividades náuticas devido ao alto risco de incidentes.
