
Segunda noite do festival itinerante na cidade teve shows do Bloco Flor da Lira de Olinda e do cantor Silva
Abraçando a diversidade de ritmos e estilos, após o sucesso da estreia na cidade com nomes como Roberta Miranda, Banda de Pau e Corda e Mano Walter, a segunda noite do Festival Pernambuco Meu País 2025, em Buíque, homenageou a tradição carnavalesca e fez tributo à Música Popular Brasileira (MPB). A programação contou com shows do Bloco Flor da Lira de Olinda e do cantor Silva, no palco Pernambuco Meu País.
O abre-alas da grade emocionou os presentes, quando, às 18h30, o Bloco Flor da Lira de Olinda apresentou um mini cortejo no Pátio de Eventos e abrilhantou a cidade com os seus figurinos amarelos e azuis. Representando a riqueza cultural dos blocos líricos, aos 50 anos de fundação, a atração popular entoou clássicos da história do carnaval pernambucano, como o Hino de Pernambuco e músicas como “Batutas de São José” e “Último Regresso”.
“A nossa apresentação sempre carrega a saudade, o lirismo e exalta até mesmo a alegria dos foliões. Afinal, o frevo de bloco é cultura, alegria e motivação. É o que vemos quando ganhamos as ruas, com frevo na ponta da língua e no pé, reunindo senhoras e jovens, por exemplo, em uma tradição que une história e brincadeira”, explicou o maestro do grupo, Lúcio Sócrates.
Ao fim da apresentação, foi a vez do DJ Spider, por meio do Som na Rural, amplificar ritmos genuinamente brasileiros, em um setlist que embalou o público nos intervalos com o melhor da música afro-brasileira.
Na expectativa das atrações que sucederiam a programação, Rogéria Dera e Sofia Freire, mudanças climáticas acometeram o local destinado aos shows, com forte neblina, chuva e vento frontal ao palco principal. Pensando na segurança do público, artistas e colaboradores do festival, a programação precisou ser interrompida, inviabilizando as apresentações. Como solução para reposição dos horários destinados às cantoras, o Governo de Pernambuco prontamente garantiu a remarcação dos shows sem qualquer tipo de prejuízo para as atrações.
Com um clima mais estável, por volta das 22h30, o cantor Silva subiu ao palco, já embalando os hits autorais, como “A Cor É Rosa”, “Um Pôr do Sol na Praia” e “Fica Tudo Bem”, retomando a animação do polo. Ainda no repertório, homenagens a grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Paralamas do Sucesso e Olodum, artistas de inspiração para o trabalho do artista. Faixas como “Não Enche”, “Meia Lua Inteira”, “Toda Menina Baiana”, “Uma Brasileira” e “Deusa do Amor” fizeram o público revisitar clássicos e cantar junto.
Em seguida, o horário destinado à cantora Luedji Luna teve que ser suspenso. Pensando mais uma vez na integridade de todos que compõem o festival, diante da não melhoria das condições climáticas, a produção da cantora optou por cancelar o show na cidade. A artista, que já se encontrava no backstage, comunicou a decisão – avisando que será anunciada uma nova data para a apresentação ainda nesta edição – e se colocou disponível para fãs e imprensa, atendendo a todos.
“Vim muito contente ao saber que Pernambuco está com essa iniciativa. Mesmo sem ter tido a oportunidade de vivenciar o festival antes, já fiquei feliz por entendê-lo como um farol, um movimento que torço para que seja inspiração para os outros estados do Nordeste, para o Brasil inteiro. Achei muito potente, por priorizar os interiores e por ser uma oportunidade de emergir em outras paisagens, sabores, jeitos, gentes e conhecer esse Brasil profundo. E eu estou pronta para voltar! Para cá, para outras cidades, para onde a música me levar”, declarou Luedji, em coletiva.
Neste domingo (3), a partir das 17h30, o palco Pernambuco Meu País volta às apresentações normalmente com o melhor da pluralidade musical, em uma programação imperdível, com shows de Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Barbarize, Jéssica Caitano, Hungria e Xamã. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais e no @culturape.
–
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)
Mirella Falcão | +55 81 99215-0223
Victor Lacerda | +55 81 99652-0239
http://www.cultura.pe.gov.br
http://instagram.com/culturape
http://facebook.com/culturape
http://flickr.com/fundarpe
http://youtube.com/secultpe