
Festival realiza intensa programação cultural e formativa em Buíque, no Agreste do Estado
Após uma noite memorável em Buíque, com shows de Antúlio Madureira, da Banda de Pau e Corda, do forrozeiro Mano Walter e da consagrada Roberta Miranda, o palco Pernambuco Meu País se prepara para receber grandes nomes da cena “cult” pernambucana e nacional. A programação tem início às 18h30 com o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda, seguido por Rogéria Dera, às 19h20, Sofia Freire, às 20h50, Silva, às 22h40, e encerramento com a potência musical de Luedji Luna, à meia-noite e meia. Nos intervalos, a chama se mantém acesa com o Som na Rural de Roger de Renor comandado pelo DJ Spider.
Além da programação musical, o Festival Pernambuco Meu País ainda conta com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público. A programação formativa ganha destaque com a realização do Fórum Cadeia Produtiva da Cultura, com foco na Gastronomia. O encontro reúne nomes como Niwá Kapinawá, Vanda Kapinawá e Wilka Roseane de Araújo, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco. Em pauta, o saber alimentar ancestral, agroecologia, sustentabilidade e economia circular.
Já a programação audiovisual leva ao público a exibição do documentário “Ô Celina ô Celina – Biu Neguinho”, seguido dos curtas “Carniceiros” e da “Puruã – Mostra de Cinema Indígena”, que apresenta produções de realizadores indígenas, reforçando a valorização das narrativas originárias. A sessão se encerra com um debate com realizadores e convidados.
As manifestações tradicionais ganham vida com apresentações de Marcos do Pífano, Orquestra Iorubás de Pernambuco e Mestres do Coco Pernambucano. Ao lado, o País das Brincadeiras também movimenta a praça com espetáculos para a criançada: “Baú de Contos e Canções”, “Frevo na Ponta do Nariz” e “Trupeçando – A Trupe de um Homem Só(L)”.
Espaço de interseções criativas, o País das Conexões Urbanas apresenta os espetáculos “Compassos Cia de Dança” e “Pelo Avesso”. Já o País das Conexões Visuais segue com as exposições “Procura-se Catita” e “Que Brincadeira é Essa?”, disponíveis ao longo de todo o dia.
Na programação musical alternativa, os artistas Sertão Seresteiro e Brennda Ferreira assumem o palco, revelando sonoridades contemporâneas e enraizadas no Sertão.
Para os amantes da música de concerto, o destaque da noite é o grupo EntreCordas, quarteto de violões que interpreta ritmos nordestinos com sofisticação camerística.
A manhã de sábado inicia com forró pé-de-serra e tradição no País Matrizes do Forró, com apresentações da Banda de Pife e Zabumba São Sebastião, Aécio dos 8 Baixos e Banda Fole de Ouro.
O Vale do Catimbau recebe atividades de gastronomia e música, incluindo o show de João Marlevou, além da programação do Fórum de Gastronomia e oficinas como “Bora Fermentar” e “Licuri na Massa”.
Para quem atua na cena cultural, o festival oferece oficinas do Funcultura sobre construção de projetos e editais, além de tira-dúvidas sobre prestação de contas e cadastro no CPC, ideal para artistas e produtores que desejam se qualificar e acessar recursos públicos.
Tradição e encanto tomam as ruas de Buíque com o Cortejo Brincantes, reunindo o Boi Estrelinha, o Maracatu de Baque Solto Leão Formoso de Tracunhaém e o Maracatu Nação Cambinda Estrela.
O Festival Pernambuco Meu País segue até domingo, dia 3 de agosto, celebrando a cultura viva, a criatividade e os saberes tradicionais com uma extensa programação em mais de dez polos e dezenas de ações formativas, artísticas e comunitárias.
PROGRAMAÇÃO:
Palco Pernambuco Meu País (Pátio de Eventos)
18h30 – Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda
19h20 – Rogéria Dera
20h50 – Sofia Freire
22h40 – Silva
00h30 – Luedji Luna
Som na Rural e DJ Spider nos intervalos
País das Brincadeiras (Praça Major França)
14h – Baú de Contos e Canções
15h – Espetáculo Frevo na Ponta do Nariz
17h – Trupeçando – A Trupe de um Homem Só(L)
País do Cinema (ETE Jornalista Cyl Galindo)
14h – Ô Celina ô Celina – Biu Neguinho
14h30 – Carniceiros
15h – Puruã – Mostra de Cinema Indígena
16h – Debate
País das Conexões Urbanas (Praça Major França)
16h – Espetáculo Compassos Cia de Dança
18h – Espetáculo Pelo Avesso
País das Culturas Populares (Praça Major França)
15h – Marcos do Pífano
16h – Orquestra Iorubás de Pernambuco
17h – Mestres do Coco Pernambucano
País da Música (Praça Major França)
18h – Sertão Seresteiro
19h20 – Brennda Ferreira
País da Música Instrumental (Paróquia São Félix de Cantalice)
20h – Quarteto EntreCordas
Cortejo Brincantes (a partir das 15h30)
Boi Estrelinha
Maracatu de Baque Solto Leão Formoso de Tracunhaém
Maracatu Nação Cambinda Estrela
País da Economia Criativa (Praça Major França – a partir das 14h)
Feira de artesanato e gastronomia (dias 1º a 3/8)
Pernambuco Meu País Descentralizado – Vale do Catimbau
Salão Paroquial da Capela São José Catimbau
10h – Bora Fermentar
14h – Licuri na Massa
16h – Fórum Cadeia Produtiva da Cultura: Gastronomia
Rua Paulo Albuquerque Cavalcante
19h – Coco Santiago
20h – Valdi Afonjah
21h20 – João Marlevou