Prefeito evangélico acaba com São João de cidade em sua gestão

O prefeito evangélico de Itamarai, na Bahia, Everton Vasconcelos (Avante), tem evitado promover eventos públicos de caráter secular. Entre as festividades suspensas estão o tradicional São João da cidade e o São Pedro do povoado do Mineiro, que não são realizados desde 2019.

A última edição do São João de Itamari ocorreu naquele ano, ainda durante a gestão da ex-prefeita Pallomma Uzeda. Nos anos seguintes, as festas foram suspensas devido à pandemia da Covid-19. No entanto, mesmo após a liberação dos eventos públicos em todo o estado, o prefeito decidiu não retomar os festejos.

De acordo com a apuração do site Diário Paralelo, a motivação principal da suspensão seria a crença religiosa do atual gestor. Fontes ligadas à administração municipal, afirmam que Vasconcelos considera as festas juninas incompatíveis com seus princípios espirituais e, por isso, decidiu não destinar recursos públicos para esse tipo de celebração.

A decisão tem gerado críticas de moradores e comerciantes, que tradicionalmente lucravam com os festejos. Parte da população alega que a escolha do prefeito representa uma tentativa de impor convicções religiosas pessoais à gestão pública.

Apesar das controvérsias, Everton Vasconcelos anunciou a realização de uma cavalgada em setembro, prometendo atrações de destaque. O evento, porém, não agradou a todos que vê na substituição dos festejos tradicionais, uma tentativa de impor convicções religiosas pessoais à gestão pública.

Fonte: Portal de Prefeitura

Deixe um comentário