
O presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Jean Lima, pediu demissão nesta segunda-feira (4) por meio de uma carta com balanço de suas ações à frente da empresa.
Jean preside a EBC que é vinculada à Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República desde 2023, quando foi indicado pelo atual ministro da pasta, Sidônio Palmeira, e também pelo ex-ministro e deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
A demissão de Lima foi oficializada por meio de uma carta de renúncia enviada à Secom, na qual ele afirma que a trajetória “à frente da empresa foi marcada por momentos significativos e desafiadores”.
“Durante minha gestão, conseguimos importantes avanços para o fortalecimento da comunicação pública, ao separá-la da comunicação estatal e governamental”, diz o documento ao qual a CNN teve acesso.
No mesmo texto, Lima declarou estar “honrado em ter contribuído para o governo” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em resposta a demissão, Sidônia Palmeira definiu o trabalho de Lima, que durou cerca de 30 meses, como “relevante contribuição à frente da Empresa Brasil de Comunicação”.
“Durante sua gestão, a EBC deu passos importantes para consolidar uma comunicação pública autônoma, plural e conectada com os interesses da sociedade. A ampliação da Rede Nacional, o fortalecimento do jornalismo público, os prêmios conquistados e o crescimento da audiência são reflexo de um trabalho comprometido com a democracia e o interesse público”, afirmou o ministro na carta de agradecimento a qual a CNN também teve acesso.