
Com três dias de festa, a Virada Recife acontece em um palco montado na praia do Pina, na Zona Sul da cidade. Os shows ocorrem no sábado (27), no domingo (28) e na quarta-feira (31). O público estimado pela prefeitura é de 130 mil pessoas, que vão conferir shows de artistas como João Gomes, Anitta, Natanzinho Lima, Priscila Senna e Alceu Valença.
Para facilitar o acesso ao evento, um esquema especial de trânsito e segurança foi montado pela prefeitura do Recife. Entre as mudanças da edição deste ano, os portões de entrada e saída ficam separados, o número de raias, onde são organizadas as filas, dobrou de 25 para 50 e a área de shows foi ampliada de 42,5 mil para 54,5 mil metros quadrados.
Os portões serão abertos a partir das 17h no sábado (27), das 16h no domingo (28) e das 18h na quarta-feira (31). Além das apresentações no palco, o público poderá acompanhar a transmissão das atrações por um telão na faixa de areia.
Durante o evento, bloqueios serão feitos pela Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU). Agentes também vão orientar o fluxo de veículos na área. Uma das recomendações para o público é dar prioridade ao transporte por aplicativo ou aos ônibus expressos que saem dos shoppings da cidade.
A Avenida Boa Viagem vai estar bloqueada para acesso e estacionamento desde a Rua Pereira da Costa até a Avenida Antônio de Góes. Também estarão funcionando serviços para acolhimento de mulheres vítimas de violência, como a Brigada Maria da Penha, que será instalada dentro do evento.
O que não pode levar
O acesso ao local dos shows da Virada Recife conta com revista do público. Os seguranças estão orientados sobre a proibição da entrada de materiais que tragam riscos para a segurança das pessoas.
Alguns dos itens proibidos são:
- garrafas e outros recipientes de vidro;
- coolers;
- capacetes;
- mesas;
- cadeiras;
- carroças;
- ombrelones;
- equipamentos sonoros;
- fogos de artifício;
- armas de fogo;
- armas brancas ou objetos semelhantes.
Acessibilidade e crianças
São disponibilizadas cem vagas no Espaço Acessível, para pessoas com deficiência e acompanhantes. O local fica próximo ao palco e conta com serviço de audiodescrição e distribuição de abafadores de ruídos para quem tem hipersensibilidade sensorial.
Segundo o chefe do Centro de Operações do Recife, Anderson Soares, uma medida de segurança é a identificação de crianças com uma pulseira para ajudar os responsáveis a encontrá-las caso elas se percam na multidão.
“Nós temos desde o atendimento ao turista, lá próximo da Rua Ondina, como também a Central de Direitos Humanos, fazendo toda a identificação de crianças. Este ano estamos intensificando nosso protocolo de identificação, partindo do pressuposto de que toda criança que entrar no evento tem que estar identificada com a pulseirinha”, disse Anderson Soares.
Atrações e polos descentralizados
Além do Pina, a Virada Recife conta com três polos descentralizados, com palcos montados na Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife; no bairro do Ibura, na mesma área da cidade; e no Morro da Conceição, na Zona Norte da capital pernambucana.
As apresentações nesses locais acontecem apenas na quarta-feira (31), a partir das 19h. As atrações não foram anunciadas até a última atualização desta reportagem.
Veja, abaixo, a programação no Polo Pina:
Sábado (27):
- 17h30 – Eric Land
- 19h30 – Zé Vaqueiro
- Gusttavo Lima
- Natanzinho Lima
- João Gomes
Domingo (28):
- Dany Myler
- PV Calado
- Priscila Senna
- Xand Avião
- Anitta
- Raphaela Santos
Quarta-feira (31):
- Wesley Safadão
- Matheus & Kauan
- Alceu Valença
- Lipe Lucena
- Matheus Moraes
Fonte: g1
